Cursos Profissionais

Objectivos

Os cursos profissionais são uma modalidade de educação de nível secundário, que se caracteriza por uma forte ligação com o mundo profissional, recorrendo a formação em contexto real e simulado de trabalho, aliando a teoria a vertente técnico-pratica. Conferem um diploma de equivalência ao Ensino Secundário, preparando o acesso a formações pós-secundárias (Cursos de Especialização Tecnológica) ou ao Ensino Superior, dando igualmente, uma qualificação profissional (nível 3).

Os cursos profissionais são um dos percursos do nível secundário de educação, caracterizado por uma forte ligação com o mundo profissional.

Com três anos de duração, visam o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão.

Destinatários

Estes cursos são destinados a jovens que tenham concluído o 3.º ciclo do ensino básico e que pretendam um ensino pratico e vocacionado para o mundo do trabalho. Esta oferta e ministrada em escolas profissionais, publicas ou privadas, ou em escolas secundarias da rede publica.

Organização

Os cursos incluem disciplinas, organizadas por módulos, que permitem uma maior flexibilidade ao longo do percurso escolar. As escolas tem a possibilidade de gerir a inclusão, de forma flexível, dos módulos ao longo dos cursos.

Alem de proporcionarem conhecimentos e competências para o exercício de uma profissão, os cursos profissionais incluem um estagio e terminam com uma prova de aptidão profissional. Esta prova consiste na demonstração, perante um júri, das competências e payday lenders dos saberes desenvolvidos ao longo da formação.

Certificação

Os cursos profissionais permitem a obtenção do ensino secundário e certificação profissional, conferindo o nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações. Possibilitam também o prosseguimento de estudos para o ensino superior (mediante a realização dos exames previstos no regulamento de acesso ao ensino superior) ou para um curso de especialização tecnológica (CET).