Gestão de formação

Uma aposta segura!

Fruto da nossa vasta experiência no ramo, temos ao dispor da sua escola/entidade os seguintes serviços:

  • Apoio a Elaboração de Candidaturas;
  • Gestão Pedagógica e Financeira de Projectos no âmbito do POPH;
  • Disponibilização de um corpo de formadores na area profissionalizante.

A Sousa Oliveira & Pires, Lda assegura ainda a Gestão Física e Financeira dos Projectos:

Gestão Física dos Projectos

  • Apoio permanente acerca de legislação e procedimentos pedagógicos no âmbito do POPH;
  • Elaboração dos Mapas de Gestão Física dos Projectos Formativos;
  • Elaboração periódica dos Formulários de Execução Física no SIIFSE;
  • Elaboração do Relatório Anual de Execução Física, nos casos de projectos plurianuais;
  • Apoio a entidade na resposta aos pedidos
    de elementos/esclarecimentos feitos pelo POPH;
  • Acompanhamento do Dossier Pedagógico, por Projecto;
  • Disponibilização e acompanhamento de formadores das vertentes profissionais, por Projecto.

Gestão Financeira dos Projectos

  • Apoio permanente acerca de legislação e procedimentos financeiros no âmbito do POPH;
  • Apoio permanente a Entidade Beneficiaria para que contabilize devidamente os documentos afectos ao projecto;
  • Planeamento das verbas mensais, por rubrica, a afectar ao projecto consoante o orçamento aprovado pelo POPH;
  • Elaboração dos Pedidos de Alteração, Pedidos de Reembolso, Reembolso Intermedio, Saldo Intermedio e Saldo Final;
  • Resposta aos pedidos de elementos/esclarecimentos feitos pelo POPH após cada pedido de Reembolso;
  • Acompanhamento do Dossier Financeiro.

Destinatários

Os Cursos de Aprendizagem destinam-se a jovens que devem reunir, cumulativamente, a idade e habilitações escolares que a seguir se indicam.

  • Idade inferior a 25 anos
  • 3.º ciclo do ensino básico ou equivalente
  • ou habilitação superior ao 3.º ciclo do ensino básico ou equivalente, sem conclusão do ensino secundário ou equivalente

Nota: Em situações excecionais poderá admitir-se a integração de candidatos com idade igual ou superior a 25 anos em percursos formativos inseridos nos Cursos de Aprendizagem.

Nivel de Qualificação (QNQ)

A frequência e conclusão de um Curso de Especialização Tecnológica, com aproveitamento, equivale a conclusão do Ensino Secundário (12º ano) e a um nível de qualificação 4.

Componentes de Formação

  • Formação Sociocultural: Componente de formação, com caracter transdisciplinar e transversal, que visa a aquisição ou reforço de competências académicas, pessoais, sociais e profissionais, tendo em vista a inserção na vida ativa e a adaptabilidade aos diferentes contextos de trabalho. Visa, ainda, potenciar o desenvolvimento dos cidadãos, no espaço nacional e comunitário, proporcionando as condições para o aprofundamento das capacidades de autonomia, iniciativa, auto-aprendizagem, trabalho em equipa, recolha e tratamento da informação e resolução de problemas.
  • Formação Cientifica: Componente que visa a aquisição de competências nos domínios de natureza cientifica que fundamentam as tecnologias, numa lógica transdisciplinar e transversal, no que se refere as aprendizagens necessárias ao exercício de uma determinada profissão.
  • Formação tecnológica: Componente que visa, de forma integrada com as restantes componentes de formação, dotar os formandos de competências tecnológicas que lhes permitam o desenvolvimento de atividades praticas e de resolução de problemas inerentes ao exercício de uma determinada profissão.
  • Formação Pratica em Contexto de trabalho: Componente que visa desenvolver novas competências e consolidar as adquiridas em contexto de formação, através da realização de atividades inerentes ao exercício profissional, bem como facilitar a futura inserção profissional.

Articulação Educação-Formação-Trabalho

Os cursos de aprendizagem revestem-se de uma importância estratégica no quadro das políticas de educação, formação e emprego e contribuem, determinadamente, para o aumento das qualificações profissionais e escolares dos jovens.

Com a publicação do novo regulamento especifico, procurou-se aproximar ainda mais esta resposta as reais necessidades do mercado de emprego, privilegiando as qualificações estratégicas para o crescimento da economia, designadamente em areas de bens e serviços transacionáveis, indo ao encontro do objetivo de abranger, em 2012, 30 000 jovens.