Objectivos

Os Cursos de Especialização Tecnológica (CET) são cursos pós-secundários não superiores, que conferem uma qualificação profissional de nível 5, que visam suprir as necessidades verificadas, no tecido empresarial, ao nível de quadros intermédios, capazes de responder aos desafios colocados por um mercado de trabalho em permanente mudança e acentuado desenvolvimento e insurgem-se como uma alternativa valida para a profissionalização de técnicos especializados e competentes.

Destinatários

  • Titulares de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente;
  • Os que tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º e tendo estado inscritos no 12.? ano de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente não o tenham concluído;
  • Titulares de uma qualificação profissional do nível 3;
  • Titulares de um Diploma de Especialização Tecnológica (DET) ou de um grau ou diploma de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional;
  • Podem igualmente candidatar-se a inscrição num curso de especialização tecnológica num estabelecimento de ensino superior os indivíduos com idade igual ou superior a 23 anos, aos quais, com base na experiência, aquele reconheça capacidades e competências que os qualificam para o ingresso no curso em causa.

Nota: Para os para os titulares das habilitações a que se referem as alíneas a), b) e c), o ingresso em cada curso de especialização tecnológica pode ser condicionado, se tal se revelar necessário, a aprovação em unidades curriculares das habilitações em causa que integrem as areas disciplinares consideradas indispensáveis a frequência do respectivo curso fixadas como referencial de competências de ingresso.

Certificação

A frequência de um Curso de Especialização Tecnológica, com aproveitamento, confere a atribuição de um Diploma de Especialização Tecnológica (DET).

Componentes de Formação

O plano curricular de um curso de especialização tecnológica integra três componentes de formação, nomeadamente, formação geral e cientifica, formação tecnológica e formação em contexto de trabalho.

Os CET tem a duração aproximada de um ano (entre as 1200 horas e as 1560 horas) e incluem uma formação em contexto de trabalho com uma carga horária entre 360 e 720 horas.

A aprovação num CET confere o nível 5 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações e um diploma de especialização tecnológica (DET). Este diploma e conferido após o cumprimento de um plano de formação com um numero de créditos ECTS (Créditos segundo o European credit transfer and accumulation system) compreendido entre 60 e 90. O numero de créditos ECTS exigido e acrescido de 15 a 30 para quem ingressar no CET sem o 12.? ano. As cargas horárias das diferentes componentes sã acrescidas do numero de horas necessário a obtenção dos referidos créditos.

Nestes casos, a conclusão do CET confere o reconhecimento do nível secundário de educação.

O Plano de formação dos CET integra:

  • Uma componente de formação geral e cientifica;
  • Uma componente de formação tecnológica;
  • Uma formação em contexto de trabalho.

Avalliação

O sistema de avaliação dos Cursos de Especialização Tecnológica (CET) compreende uma modalidade formativa e outra sumativa.

Avaliação formativa

A avaliação formativa incide em todas as unidades de formação, possui um caracter sistemático e continuo e e objecto de notação descritiva e qualitativa;

Avaliação sumativa

A avaliação sumativa adopta, predominantemente, provas de natureza pratica, e expressa-se na escala de 0 a 20 valores.

Aprovação

A aprovação numa unidade de formação depende da obtenção de uma classificação igual ou superior a 10 valores.

Considera-se aprovado numa componente de formação o formando que tenha obtido aprovação em todas as unidades de formação que a integram.

Conclusão

A conclusão com aproveitamento de um CET obtém-se pela aprovação em todas as suas componentes de formação.

Classificações

A classificação das componentes de formação expressa-se na escala de 0 a 20 valores.

A classificação de uma componente de formação e a media aritmética simples, calculada ate as decimas, do resultado da avaliação sumativa de todas as unidades de formação que integram cada uma delas.

Classificação Final

A classificação final do diploma de especialização tecnológica e a media aritmética que integra as componentes de formação geral e cientifica, de formação tecnológica e de formação em contexto de trabalho